O método bíblico de resolver conflitos (confrontação com amor) é sempre a melhor forma de alcançar reconciliação e perdão? Você pode identificar algum problema com o modo das pessoas de usar esse método?
(Sua resposta deve conter pelo menos 50 palavras)
Esse método pode ser o melhor para levar ao perdão e reconciliação se estamos numa cultura ocidental, mas no oriente ele causaria vergonha e constrangimento e poderia fechar portas.
Sempre pensei que a maneira mais eficaz de resolver um conflito seria ser clara, aberta e amorosa nas palavras. E na verdade pude solucionar diversos conflitos assim, até vir morar em Burkina Faso!
Esse método de confrontação, mesmo que empregado com amor e boas intenções é considerado direto demais e até ofensivo aqui, especialmente se a pessoa confrontada é mais idosa ou um líder importante. Eles preferem "engolir em seco" do que expor alguém e têm medo e vergonha de serem expostos também.
Se realmente o problema é grande, o melhor a fazer é encontrar um intermediário que ajudará a resolver o conflito ou então utilizar uma história que poderá levar a outra pessoa pensar sobre sua atitude e se arrepender.
Pelo seu comentário, creio que muito do que foi explicado por Duane Elmer, você conheceu por experiência. É algo maravilhoso quando Deus nos abre os olhos para novas coisas que nem sequer poderíamos antes imaginan e nos dá sabedoria para servi-lo em outras culturas. Que o Senhor continue abençoando seu ministério!
O método bíblico de confrontação com amor é uma benção, Jesus tinha uma habilidade excepcional para confrontar com amor. Um bom Exemplo é Ele conversando com a mulher samaritana na beira do poço.Já usei este método algumas vesses, mas nem sempre deu certo, a maioria das vezes deu errado, acabei perdendo a paciência e não foi nada bom. Faltou amor, paciência, humildade, sabedoria. Se estes ingredientes faltarem não vai dar certo em nenhum continente.
Pois é, em comparação com o exemplo do nosso Salvador, sempre nos falta e faltará algo. O importante é que continuemos a segui-lo, e que peçamos sempre Sua orientação.
O método bíblico de confrontação com amor é uma benção, Jesus tinha uma habilidade excepcional para confrontar com amor. Um bom Exemplo é Ele conversando com a mulher samaritana na beira do poço.
Já usei este método algumas vesses, mas nem sempre deu certo, a maioria das vezes deu errado, acabei perdendo a paciência e não foi nada bom.
Faltou amor, paciência, humildade, sabedoria. Se estes ingredientes faltarem não vai dar certo em nenhum continente.
Conforme for a situação às vezes é melhor evitar o confronto, dar um tempo para os ânimos se acalmarem, para depois acertar a questão, o problema em questão.
Sim a melhor maneira e´sempre o confronto com a situação.E´claro que tem ser com amor e na direção de Deus.Eu ja passei por isso ,a minha irmã estava passando muitos problemas no casamento,traições por parte de meu cunhado,eles se separaram; Depois muitos anos ele voltou para casa doente e a minha irmã o aceitou de volta,eu achei disaforo ,eu disse isso para ela,confrote ela a nova situação mas não foi com amor ,isso deixou minha irmã muito chateada comigo .Por isso e´que confronto tem que ser com amor.
Pois é. Confrontar algo que vimos ser errado já exige uma grande corajem e disposição de espírito, mas ainda mais difícil é fazer isso com amor e não pelo sentimento próprio de justiça. Que Deus nos ajude sempre a ver e lidar com o conflito da forma que Ele prefere.
É claro que o cristão deve sempre priorizar o método de Deus para resolver as coisas. No entanto, devemos usar de sabedoria para colocar o método em prática. Devemos buscar ser (1). oportunos e (2) humildes na abordagem. (1) Oportunos porque devemos analisar as circunstâncias. O momento é adequado? O lugar é adequado? Estou preparada emocional e espiritualmente para isso? (2) Humildes devemos ser em qualquer situação mas, pode ser que o confronto seja com uma pessoa "inferior" a mim na idade, por exemplo, ou no status social (profissionalmente, cargo hierárquico); intelectualmente (um estudante e um pós-graduado) ou materialmente falando (uma pessoa abastada e um pobre). Essas diferenças, por si mesmas, já podem causar um abismo relacional de entendimento, porque, psicolgicamente, a pessoa confrontada sempre vai achar que estamos nos prevalecendo pela posição. Deus sempre nos mostra os caminhos nas questões da vida, mas somos nós que temos que encontrar a melhor forma de os trilhar. Recebi, no estudo em questão, muita luz para trilhar os meus próprios.
Amém. Que o curso possa regar ainda mais as sementes de sabedoria que Deus planta em nossos corações. Creio que confrontar é difícil tanto quando o outro está abaixo de nós de alguma forma (sob risco de parecer arrogante), como quando o outro está acima de nós (sob risco de não ser levado a sério). Em ambos os casos, precisamos do dom do amor divino para fazer isso de forma efetiva e cristã. Obrigado pelo comentário!